domingo, 10 de fevereiro de 2013

Sociologia urbana e a violencia






 O que será Sociologia urbana?
 
É o ramo da Sociologia que trata do estudo das relações entre indivíduos, grupos e agentes sociais dentro do espaço urbano, é, portanto o estudo das cidades.

Observando o cenário urbano podemos destacar a violência e a degradação da família dando origem a várias vertentes da delinquência e criminalidade. Como também a desigualdade urbana ou social contribui para este cenário de violência.
 Porém é difícil identificar as causas exatas da violência, são vários fatores concorrentes. Como, por exemplo, o caso da desigualdade cultural e circunstâncias desfavoráveis em maior densidade nas áreas pobres também podem levar a manifestação de violência, mas segundo observações o fator determinante para a maior incidência da violência é a ausência ou ineficiência do Estado, que não garante aos moradores pobres das periferias, em particular, serviços indispensáveis na área de segurança, saúde, moradia, trabalho, educação e acesso aos bens de consumo. Determinar as causas da violência é uma questão que toda a sociedade deve discutir, porém não me resta dúvida alguma que seus efeitos sobre as cidades e na economia são no mínimo perturbadores.
É muito fácil relatar os fatores, mas o que se torna imprescindível é trabalhar estes fatores. Há muito vem se tentando resolver ou pelo menos ameniza-los, mas as tentativas, como projetos de diminuição da pobreza, educação para todos, UPPs, cotas raciais e as infinitas bolsas e outras ajudas financeiras não estão produzindo resultados tão relevantes que possam ser notados ainda. Será que é questão de tempo ou de mudar estratégias?Mas quais outras estratégias o Estado pode usar?Eu no meu pensamento creio que tudo está relacionado à educação, mas não a educação literária e sim a Moral.Tornar o nacional cidadão de fato,patriota, ter orgulho de seu Pais, ter uma visão política baseada na honestidade e no bem comum.Sendo assim quanto mais cidadãos ativos forem formados menos será tolerado a violência,criminalidade e a desonestidade.


Sou a favor da Educação Moral e Cívica nas escolas e em todos os níveis. Compreender o diferencial dessa disciplina talvez nos dê subsídios para a compreensão das discussões atuais, sobretudo em relação ao papel da escola na formação cidadão.


Nota:  A educação moral e cívica permaneceu no currículo oficial como disciplina escolar e prática educativa em todos os níveis de ensino por 24 anos, até 1993,quando foi revogada pela Lei n° 8.663.”




Não olho este tipo de procedimento como lavagem cerebral ou alienação  como muitos querem colocar. Que adianta tentar formar mentes questionadoras se elas não possuem uma base cidadã e muito menos conhecimento para tanto.Não é voltar no tempo e sim recolocar uma disciplina que produz resultados.Sempre defenderei os verdadeiros valores e a primazia da cidadania para o bem comum como forma de reverter todo caos social.




Texto de Val Santos.

Sem comentários: