terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

COMO SURGIU A SOCIOLOGIA?



Pequeno resumo





A Sociologia

Nasceu de uma grande mudança da sociedade

  .................         surgimento do capitalismo..


Essa situação foi gerada pelas revoluções industrial e francesa, .......................             que mudaram completamente o curso que a sociedade.


. A Revolução Industrial .................          representou a consolidação do capitalismo






           Destruição de costumes e instituições, a automação, o aumento de suicídios, prostituição e violência, a formação do proletariado, etc. Essas novas existências vão gradativamente, modificando o pensamento moderno, que vai se tornando racional e científico, substituindo as explicações teológicas, filosóficas e de senso comum.


Revolução Francesa, (revolução política)

        .............................................                                                                     Surgiu filósofos a fim de transformar a sociedade, são os iluministas,


E com eles o positivismo,.........................              a instituição da ciência da sociedade.

 ...............................................................................

Tal movimento revalorizou certas instituições que a revolução francesa tentou destruir e criou uma "física social", criada por Comte, "pai da sociologia". Outro pensador positivista, Durkheim, tornou-se um grande teórico desta nova ciência, se esforçando para emancipa-la como disciplina científica.


Foi dentro desse contexto .......................                   que surgiu a sociologia, ciência que estimulou a reflexão da sociedade moderna  .....................        "objeto de estudo" a própria sociedade, tendo como principais articuladores Auguste Conte e Émile Durkheim.

Sem comentários: