quinta-feira, 6 de junho de 2013

CHASSI!

O chassi do carro é sua identidade, sua identificação. Várias seguradoras oferecem a "Vacina antifurto", que nada mais é do que a gravação do número do chassi do veículo em algumas peças do carro, para evitar que estas sejam comercializadas no mercado negro.

O número marcado no  chassi Fornece  informações a respeito de:


a) Região do planeta onde o veículo foi fabricado;
b) Nome da montadora;
c) Marca/modelo/versão/motorização, a critério do fabricante;
d) Ano do modelo/fabricação/ambos, conforme o ano do veículo o padrão muda;
e) Planta da fábrica da mesma montadora (por exemplo: GM Argentina de Rosário ou de Córdoba);
f) Número  de produção ******.





No entanto, para conhecer a identidade de um carro é necessário ter em mãos uma tabela com os significados, por exemplo:

REGIÃO GEOGRÁFICA:

 1 (EUA), 3 (México), 8 (América do Sul/Argentina), 9 (América do Sul/Brasil), V (França), W (Alemanha), Z (Itália) etc;

- FABRICANTE:

A (Fiat), D (Fiat nacional), F (Ford), G (GM), R (Toyota), W (VW do Brasil), 1 (Renault francesa), 7 (Chrysler), U (Audi), Y (Renault) etc;

- ANO DE FABRICAÇÃO:

 1 (2001), 2 (2002), 3 (2003) etc.

Segurança contra fraudes


Para dificultar o trabalho dos mal intencionados, as letras “I”, “O” e “Q” são proibidas na marcação do chassi, já que podem ser facilmente adulteradas. No Brasil, a numeração foi regulamentada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) em 1995, de acordo a ABNT que padronizou a identificação seguindo normas mundiais. A maioria dos carros produzidos antes desse ano já possuía um código de identificação, mas cada montadora fazia sua própria marcação. 




Chassi :

 No documento CRLV, o número do chassi aparece com 17 caracteres. Isto foi regulamentado pela Resolução do CONTRAN n°. 24/98, publicada em 24/5/1998, que padronizou a numeração do chassi com 17 caracteres, sendo que o décimo caráter representa o “ano e modelo” do veículo. A Norma Técnica n°. NBR 6066 regulamenta a numeração de chassis para veículos nacionais










O número dos chassis no Brasil segue uma regra mundial

Não é uma sequencia de letras e números aleatórios .

 A regra (ISO 3779) foi implantada na década de 80 e no

Brasil começou a vale a partir de 86.

O número de chassis também é conhecido mundialmente

por VIN (Vehicle Identification Number)


(1-3) Os primeiros 3 caracteres identificam o fabricante mundial

(4-8) Os 5 seguintes definem os atributos do veiculo

(9) Digito verificador

(10) Identificador de ano de modelo

(11) Identificador da fábrica onde o carro foi montado

(12-17) Número sequencial

Os primeiro 3 caracteres seguem da seguinte maneira. E alista completa pode ser conferida em:



A-H: África                              J-R: Ásia       S-Z: Europa

1-5: América do Norte          6-7: Oceania        8-9: América do Sul

Para o Brasil os identificadores são 9A até 9E e 93-99.

Para o ano do Modelo existe um código que segue uma regra.

( Nota: Para quem desejar ter mais informações:


http://pt.scribd.com/doc/22433161/10/II--Decodificacao-do-chassi-dos-veiculos)



A 1980 2010 
 B 1981 2011.
 C 1982 2012
D 1983 2013
 E 1984 2014
 F 1985 2015
 G 1986 2016
H 1987 2017
J 1988 2018
K 1989 2019 
L 1990 2020
 M 1991 2021
N 1992 2022
P 1993 2023
 R 1994 2024
 S 1995 2025
T 1996 2026
V 1997 2027
 W 1998 2028
 X 1999 202
Y 2000 2030
1 2001 2031
2 2002 2032
3 2003 2033
4 2004 2034
 5 2005 2035
6 2006 2036
7 2007 2037
 8 2008 2038
9 2009 2039 








J -  Ano do modelo. - O ano do modelo normalmente vale de 1º de setembro do ano anterior a 31 de agosto do ano indicado.

e o padrão se repete a cada 30 anos...









Sinais de trânsito.

A sinalização de trânsito é a forma pela qual se regula, adverte, orienta, informa, controla a circulação de veículos e pedestres nas vias terrestres.







Sinais---------------
Exemplos
Verticais------------
placas de sinalização
Horizontais-----------
marcas viárias (faixa de pedestres)
Dispositivos de sinalização auxiliar--------
tachas, tachões, cones, cavaletes
Luminosos------------------
semáforo
Sonoros-------------
silvos de apito
Gestos do agente de trânsito e do condutor-------------


sinais com os braços do PM,GM,Ag.Trân. e condutor




1)As placas de sinalização classificam-se em:


 Regulamentação -




 são de formato circular (exceto a de PARE e DÊ a PREFERÊNCIA) com fundo branco, letras e símbolos na cor preta e orla (borda) na cor vermelha, assim como uma tarja que corta a placa, na cor vermelha, indica proibição. Essas placas regulamentam o uso da via, definindo suas proibições, permissões, restrições, devendo ser obedecidas pelos condutores e pedestres, sob pena de cometerem infração de trânsito. Ex: placa de proibido estacionar.










Essas placas possuem diversos formatos e cores, mas todas tem a finalidade de indicar, orientar e dar localização ao condutor. Indicam o caminho a ser tomado para um determinado destino, a kilometragem a ser percorrida, a kilometragem da via naquele local, proximidade de cidades, praias, restaurantes e postos de gasolina, o nome ou prefixo da rodovia, etc.




Advertência


São de formato retangular (grande maioria), com o fundo na cor amarela e letras e símbolos na cor preta, orla externa amarela e interna preta. Como o nome já diz, essas placas têm a função de alertar, orientar e advertir o condutor sobre uma situação que ele vai encontrar mais a frente, normalmente situações em que deva ter mais atenção e cuidado.

A não obediência dessas placas não implicam em infração de trânsito, mas no caso de um acidente, por exemplo, a sua não obediência pode transformar-se em agravante.


 EDUCATIVAS



 DE SERVIÇOS AUXILIARES



NOTA:
A sinalização vertical de regulamentação tem por finalidade transmitir aos usuários as condições, proibições, obrigações ou restrições no uso das vias urbanas e rurais. Assim, o desrespeito aos sinais de regulamentação constitui infrações, previstas no capítulo XV do Código de Trânsito Brasileiro - CTB.

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