Sociologia é o estudo do
comportamento social das interações e
organizações humanas!
Émile Durkheim
Fala sobre:
Solidariedade de mecânica e orgânica, as sociedades são como organismos vivos,a divisão social do trabalho faz aumentar a
interdependência entre os indivíduos, que a coesão social (está nos códigos e
regras de conduta), fato social (tem 3 características:(generalidade,
exterioridade e coercitividade.) entende-se como fato social qualquer norma que é imposta aos indivíduos pela
sociedade.
Fato Social :
Se
define o fato social como uma norma coletiva com independência e poder
de coerção sobre o indivíduo.
características básicas:
Coercitividade - característica relacionada com a força dos padrões culturais do grupo
que os indivíduos integram. Estes padrões culturais são de tal maneira fortes
que obrigam os indivíduos a cumpri-los.
Exterioridade - esta característica transmite o fato desses
padrões de cultura serem exteriores aos indivíduos, ou seja ao fato de virem do
exterior e de serem independentes das suas consciências.
Generalidade - os fatos sociais existem não para um indivíduo
específico, mas para a coletividade. Podemos perceber a generalidade pela
propagação das tendências dos grupos pela sociedade, por exemplo.
Ex. Podemos
pensar em casamento, suicídio ou a uma taxa de natalidade mais ou menos forte;
estes são, evidentemente, fatos sociais. Somente as estatísticas podem nos
fornecer meios de isolar os fatos sociais dos casos individuais. Por exemplo, a
alta taxa de violência em bairros de pessoas excluídas: não são só fatos
individuais e particulares que os levam a violência. Toda cultura e a educação
destes lugares exerce grande diferença no pensamento do indivíduo na hora de se
cometer algum tipo de violência.
O efeito de coação externa de um fato social é fácil de constatar quando se traduz por uma reação direta da sociedade, como é o caso do direito, das crenças, dos usos e até das modas.
Não podemos escolher a forma das nossas casas tal como não podemos escolher a forma do nosso vestuário sem sofrer algum tipo de coação externa. Os nossos gostos são quase obrigatórios visto que as vias de comunicação determinam de forma imperiosa os costumes, trocas, etc. Isso, portanto também é um fato social, visto que é geral.
O efeito de coação externa de um fato social é fácil de constatar quando se traduz por uma reação direta da sociedade, como é o caso do direito, das crenças, dos usos e até das modas.
Não podemos escolher a forma das nossas casas tal como não podemos escolher a forma do nosso vestuário sem sofrer algum tipo de coação externa. Os nossos gostos são quase obrigatórios visto que as vias de comunicação determinam de forma imperiosa os costumes, trocas, etc. Isso, portanto também é um fato social, visto que é geral.
O suicídio,
Amplamente estudado
por Durkheim, constituía-se, nesse sentido, em fato social por corresponder a
todas essas características: é geral, existindo em todas as sociedades; e,
embora sendo fortuito e resultando de razões particulares, apresenta em todas
elas certa regularidade, recrudesce ou diminui de intensidade em certas
condições históricas, expressando assim sua natureza social
Karl Heinrich Marx
PRINCIPAIS CONCEITOS DESSA TEORIA:
- Classes sociais;
- Luta de classes;
- Mais-Valia;
- A ditadura do proletariado.
- Classes sociais;
- Luta de classes;
- Mais-Valia;
- A ditadura do proletariado.
A finalidade de Karl Marx era ajudar na construção de um mundo mais
humano e mais igual, através da promoção de uma revolução articulada e
executada por trabalhadores e que tivesse alcance mundial. Certamente Karl Marx
era um revolucionário. Ele realmente acreditava que era possível transferir o
poder político global, pertencente a burguesia, para os trabalhadores
(proletariado), que amargavam o papel de massa subalterna. Muito provavelmente,
as ideias de Karl Marx não são e nem podem ser bem aproveitadas. O comunismo
que se desenvolveu na União Soviética e nos demais países rotulados de
socialistas não adotaram com fidelidade as premissas e princípios da teoria de
Karl Marx.
Uma concepção de Karl Marx sobre a vida que merece ser
ressaltada é referente ao poder que o homem possui de ser agente de seu próprio
destino, em vez de ser mero espectador de um destino irreversível.
Marx queria melhorar a condição de vida dos trabalhadores, livrá-los da
exploração. Seu ideário representou um choque para as ideias da economia
clássica. Suas previsões, entretanto, em relação ao capitalismo, se revelaram
falhas, porque este último soube se adaptar e modificar, superando parcialmente
suas crises, o que torna Marx desatualizado, hoje em dia.
Marx afirma que a sociedade civil, entendida como o
conjunto de relações econômicas é que explica o surgimento do Estado, seu
caráter, suas leis e assim por diante. É a partir daí que se tem um verdadeiro
fundamento acerca de uma Teoria do Estado, embora ainda falte em Marx a
elaboração orgânica dessa Teoria. Porém, sua visão de que a estrutura econômica
é a base do Estado foi o que permitiu um grande avanço na construção da Teoria
do Estado Moderno, realista e não apenas ideológico, para esconder os
interesses da classe dominante.
Marx
acredita que o homem é a relação com a natureza ou com o próprio homem!
Para Marx o importante é o modo de produção!
Marx critica o capitalismo e diz que esse sistema desumaniza, é a exploração do homem pelo homem,
Para Marx o importante é o modo de produção!
Marx critica o capitalismo e diz que esse sistema desumaniza, é a exploração do homem pelo homem,
Lutas de classes sempre existiram ao longo da historia.
Ao modo de produção capitalista corresponde essencialmente uma
relação social “entre duas classes”. Destas, uma [a burguesia], por ter o
“monopólio dos meios de produção e do dinheiro”, explora a outra [a classe
trabalhadora], que não é proprietária de nada exceto a sua “força de trabalho”
que se vê forçada a vender.
O “objetivo da produção” é aqui o objetivo da burguesia: a criação
de mais-valia para a acumulação privada de capital, não a satisfação das
necessidades da maioria dos membros da sociedade. Os meios de trabalho incluem
os "instrumentos de produção" (máquinas, ferramentas),
as instalações (edifícios, armazéns, ) etc., fontes de energia utilizadas na
produção(elétrica, hidráulica,nuclear, eólica etc.) e
os meios de transporte.
O conceito de Mais-valia foi
empregado por Karl Marx para explicar a obtenção dos lucros no sistema
capitalista. Para Marx o trabalho gera a riqueza, portanto, a mais-valia seria
o valor extra da mercadoria, a diferença entre o que o empregado produz e
o que ele recebe. Os operários em determinada produção produzem bens (ex:
100 carros num mês), se dividirmos o valor dos carros pelo trabalho realizado
dos operários teremos o valor do trabalho de cada operário. Entretanto os
carros são vendidos por um preço maior, esta diferença é o lucro do
proprietário da fábrica, a esta diferença Marx chama de valor excedente ou
maior, ou mais-valia.
Fetichismo da mercadoria é :
Omodo pelo qual Karl Max denominou o fenômeno social e
psicológico onde as mercadorias aparentam ter uma vontade
independente de seus produtores.
Capital, Trabalho
e Alienação, segundo Karl Marx
Segundo
Marx, a relação capital, trabalho e alienação promovem a coisificação ou
reedificação do mundo, tornando-o objetivo, sendo que suas regras devem ser
seguidas passivamente pelos seus componentes.
Marx
entendia que a educação deveria ser ao mesmo tempo intelectual, física e
técnica.
Max Weber,
Apresentou
uma classificação dos tipos de ação social, de acordo com os motivos que a
geram. São eles:
(1) ação tradicional, cuja realização se deve a um costume ou um hábito enraizado (Tradição );
(2) ação afetiva ou emocional, motivada por sentimentos do agente pelo seu(s interlocutor;
(3) ação racional com relação a valores , atitudes que envolvem um planejamento orientado pelos princípios do agente;
(4) ação racional com relação a fins, atitudes cujo planejamento é orientado pelos resultados que serão alcançados com sua realização.
(1) ação tradicional, cuja realização se deve a um costume ou um hábito enraizado (Tradição );
(2) ação afetiva ou emocional, motivada por sentimentos do agente pelo seu(s interlocutor;
(3) ação racional com relação a valores , atitudes que envolvem um planejamento orientado pelos princípios do agente;
(4) ação racional com relação a fins, atitudes cujo planejamento é orientado pelos resultados que serão alcançados com sua realização.
Motivação:
O caso de um professor é bem ilustrativo dessa
complexidade: sua atitude de dar aula pode ser determinada pelo seu desejo
receber o salário (ação com relação a fins), como também pela importância que
ele atribui a educação (ação com relação a valores) ou ainda pelo prazer que
ele sente ao ver seus alunos aprenderem (ação afetiva), ou ainda porque toda a
sua família é composta de professores e ele sempre viveu no meio educacional
(ação tradicional)
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